Diante da conjuntura nacional, estadual e o descaso do governo Rui Costa frente à pauta de reivindicação 2017, o Fórum das ADs (FAD) encaminhou, em reunião realizada na última quinta (4), a ampliação da mobilização durante o mês de maio. Entre as principais iniciativas, foi apontada uma Semana em Defesa das Universidades Estaduais, de 22 a 26 de maio, com um dia de paralisação das atividades acadêmicas nas quatro instituições, que será remetido e definido nas assembleias junto às demais atividades.
O espaço fez uma avaliação da recepção negativa e negligente dos representantes do governo com a comunidade acadêmica no último dia de paralisação estadual e apontou a intensificação da luta como saída. Nesse sentido, o Fórum definiu também a construção de uma carta aberta à comunidade acadêmica alertando professores, estudantes e técnicos sobre os graves problemas que comprometem as condições de trabalho e estudo nas universidades e convocando-os à luta em defesa dos direitos e da educação pública.
“Consideramos que foi muito pífia a última reunião com o governo em virtude de duas questões: primeiro a forma irresponsável do governo a não responder a nenhum dos nossos pontos e segundo a atitude extemporânea das representações governista de encerrar a reunião e se retirar bruscamente da negociação. Nesse sentido, é importante termos uma jornada de lutas das estaduais da Bahia frente aos ataques que o governo Rui Costa tem implementado contra as nossas universidades e os professores.”, disse Milton Pinheiro, coordenador do Fórum das ADs.
O professor ainda chamou a atenção para a possibilidade de mais à frente, a partir do calendário de mobilizações das centrais em relação à reforma da previdência, é possível que ocorra alguma alteração no calendário do FAD em função da pauta nacional. A proposta do Fórum das ADs é que, nas assembleias, sejam construídos comitês de Greve.
Outro ponto da pauta das assembleias a serem realizadas neste mês é o XIII Encontro dos Docentes das Ueba, que ocorrerá de 26 a 28 deste mês, em Ilhéus. No espaço, será discutido e construído um plano de lutas da categoria para os próximos dois anos.
Além disso, conforme sugerido pelas diretorias das associações docentes, o Fórum das 12 – instância que reúne representações de estudantes, professores e técnicos – se reunirá na próxima sexta-feira (12), às 10h30, na sede da Aduneb, em Salvador para discutir a unidade da luta e os próximos passos. A próxima reunião do Fórum das ADs ficou definida para o dia 6 de junho, na sede da Adufs, em Feira de Santana.